Lina Chamie

lina-pngNasceu em São Paulo, em 1962. Filha do poeta Mário Chamie, quando criança apaixonou-se pela música, estudando clarinete com 10 anos de idade. Viveu 14 anos nos Estados Unidos e lá estudou música e filosofia na Universidade de Nova York. No mesmo período trabalhou no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque, graduando-se e obtendo o seu mestrado. Chegou a ser projecionista e impulsionada pela paixão com a música e com a imagem decidiu seguir o caminho de diretora.

Dirigiu vários vídeos e o premiado curta-metragem “Eu Sei Que Você Sabe”. “Tônica Dominante” é seu longa-metragem de estreia, que recebeu entre outros prêmios o Kodak Vision Award – WIF – Los Angeles; e o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Fotografia em 2001.

O seu segundo longa-metragem “A Via Láctea”, conta a história urbana pelas ruas engarrafadas de São Paulo na hora do rush. O filme é protagonizado por Marco Ricca e Alice Braga.

O roteiro de “A Via Láctea” foi premiado na Espanha em 2003 tendo participado do “Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Ibero-americanos” em Madrid. Filmado no final de 2005, “A Via Láctea” recebeu o prêmio Casa de América no “Cine en Construccíon” no Festival Internacional de San Sebastían, Espanha 2006.

A diretora, além da paixão pelo cinema e pela música, carrega em seu coração uma poesia natural que foi trazida pelo pai na infância e que se faz presente em suas obras no cinema.

 

Switch to mobile version